quinta-feira, 2 de junho de 2011

Ongoing reforça Capital na PT

A Ongoing investiu cerca de 250 milhões de euros para reforçar a sua posição na PT, para 10,05 por cento, tornando-se o segundo maior investidor da operadora liderada por Zeinal Bava.

Segundo o Jornal Online Económico Nuno Vasconcelos, na qualidade presidente executivo da Ongoing declarou à agência Bloomberg o: “Esta era a nossa estratégia desde o início”, uma vez “que queríamos tornar-nos num dos maiores accionistas”. A Portugal Telecom é uma “companhia com muita liquidez” e apresenta bons números, declarou Vasconcelos. “É o género de companhia onde qualquer um quer ser investidor”, frisou.

Ainda se lembra?

A Ongoing começou a comprar acções da PT em 2006, quando ajudou a companhia a evitar uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) hostil por parte da rival Sonaecom (do grupo Sonae, proprietário do PÚBLICO).

O aumento de capital da Ongoing na PT ocorre numa altura em que o Estado português se comprometeu perante a Troika a eliminar até Julho as 500 golden share que detém na empresa de telecomunicações.

O compromisso de acabar com os direitos especiais do Estado está inscrito no acordo de ajuda externa a Portugal, mas Vasconcelos diz que o timing escolhido “é uma coincidência”. Será?!

O Governo português usou p poder da Golden Share para vetar a venda da participação da PT na brasileira Vivo, que depois acabou por vender à espanhola Telefónica. A venda ocorre um tempo depois por um preço um pouco mais elevado que investe na também brasileira Oi. Terá sido um bom negócio?!

Sem comentários: