domingo, 7 de setembro de 2008

A Energia no dia a dia.

As mais recentemente noticias que nos chegam do Brasil, são deveras promissoras, depois ainda sem confirmação parece que na semana passada ocorreu uma importante descoberta no norte de Moçambique, e para terminar esta semana a Ecopetrol da Colômbia anunciou também a descoberta de um promissor poço de petróleo.
Este último poço tem capacidade para 860 barris diários e 175.000 pés cúbicos de gás por dia e é a segunda descoberta de petróleo deste ano da Ecopetrol.
Que continuem as buscas e as extracções do crude, porém, convém aproveitar esta fase para buscar novas formas de energia, bem como promover a poupança e o equilíbrio energético, buscando em simultâneo novas formas e fontes de energia.
Convém ainda apostar na formação e no ensino das populações em matérias de poupança de energia.
Não é só importante poupar combustíveis, resumidamente passo a referir algumas situações do nosso dia a dia.
Andar mais a pé e deixar mais vezes o automóvel a porta de casa. Os Portugueses são quem anda menos a pé de toda a União Europeia! Ficamos parados na secretaria, no sofá, não andamos a pé e depois vamos de automóvel até ao ginásio! Veja quanto pode poupar em combustível. Isso faria alguma diferença no seu orçamento familiar? Pois fazia muito nas reservas mundias de petroleo, para além de queimar calorias e exercitar seu corpo, mantendo-se mais saudavel.
Sabia que entre 25% a 30% da facturação anual referente ao consumo de Electricidade das nossas casas é proveniente dos electrodomésticos deixados desligados apenas com o comando à distância e não no seu interruptor? São exemplo disso a TV, Hi-Fi, Computador, Consolas de Jogos, Carregador do Telemóvel, etc.
Apaga sempre a luz do local que vai deixar? Veja só quanta energia é desperdiçada e o impacto na economia das famílias e do País?
Outro problema gravíssimo e que temos dado tão pouca importância, é a Falta de Água potável e o seu consumo excessivo. A água potável do planeta encontra-se numa ínfima percentagem em relação à sua quantidade total, porém, desperdiçamos água todos os dias de forma descontrolada.
Quantos banhos de imersão em vez de um duche rápido? Quantos duches com água a gastar sem utilidade? Vejamos, quando nos ensaboamos não precisa gastar água. Quantas vezes deixamos agua a correr no lavatório, no lava-loiça… as vezes um pequeno gesto e tudo mudaria. Já pensou que poderia fechar, mesmo por instantes a torneira! Não imagina a diferença que isso fazia!
As vezes pequenos gestos, como caminhar, desligar um Botão ou Interruptor Eléctrico do seu equipamento, ou desligar os transformadores da tomada, Fechar a água enquanto se ensaboa no duche, fecha a água do lava-loiça, ou do lavatório quando não a usa, seriam gestos que representam uma poupança bastante significativa no seu orçamento familiar e acima de tudo contribuiria para um mundo melhor com mais respeito pela natureza.

Sem comentários: