segunda-feira, 23 de maio de 2011

Eleições em Espanha

Em Espanha o PSOE de Jose Luis Zapatero parece que sai derrotado nas eleições de hoje! O PP é o grande ganhador.

Acabamos de descansar a vista pelos vários jornais online e todos eles são unânimes que em Espanha o Partido Popular (PP), de Mariano Rajoy, saiu vencedor das eleições municipais e regionais deste domingo.

Os resultados parece que revelam uma pesada derrota para o PSOE, de Jose Luiz Zapatero, que registou os piores números de sempre, dizem!.

O PP aumentou o seu apoio em 1,56% desde as eleições de 2007 e registou mais de 8 milhões de votos, números que correspondem aos votos escrutinados até ao momento (98,00%), que indicam que o partido conseguirá 25.457 vereadores – mais 2.100 que em 2007.

Já o PSOE, Partido Socialista Operário Espanhol, perdeu, este domingo, em 13 das 17 Comunidades Autónomas e em 8115 dos municípios, sofrendo a sua derrota mais pesada - baixou de 35,31 para 27,82 por cento dos votos, com menos 1,83 milhões de votos e menos 3 mil vereadores.

Entre as várias perdas está a da autarquia de Barcelona (CiU), Sevilha (PP) e autarquias no País Basco.

Segundo varias fontes, Zapatero disse: «O PSOE perdeu claramente as eleições (...) Os espanhóis manifestaram o seu mal-estar, pelo que era esperado este castigo nas urnas», disse o primeiro-ministro e líder dos socialistas. «Não conseguimos explicar a dimensão da crise nem o motivo das medidas duras que tomámos», acrescentou Jose Luiz Zapatero, referindo que vai cumprir a sua legislatura e «terminar as reformas para garantir a recuperação económica».

Parece pois que há indícios ou presume-se que possa ser o inicio de uma mudança em que países sob comando socialista sejam penalizados pelo facto da sua situação financeira. Espanha é exemplo, assim como a Grécia e Portugal. Estes dois últimos não escaparam a uma intervenção de ajuda externa.

Esperamos até ao próximo dia 5 de Junho para sabermos qual é a intenção dos Portugueses.

Sem comentários: