domingo, 1 de maio de 2011

Juros a 10 anos batem novo máximo.

O juro das Obrigações de Portugal a 10 Anos registou na passada sexta-feira, 29 de Abril de 2011 um novo máximo: 9,76%.

Li em diversos jornais on-line, que segundo dados das habituais fontes que os títulos de dívida pública de Portugal a 10 Anos chegou na sexta-feira aos 9,76%, curiosamente o valor mais elevado desde que o euro foi criado. E não foi resultado da chuva e do granizo que caiu em excesso em Lisboa ao fim da tarde!

No mesmo dia também os juros dos títulos de dívida de Portugal a 2 Anos subiram, situando-se muito perto dos 12% (11,98%).... Sim! Claro! Metade do valor que os Gregos tem de pagar!

No que respeita ao preço de um seguro contra o eventual incumprimento de Portugal, medido pelo valor dos CDS sobre Obrigações a 5 anos, descia 1,1 pontos para 653 pontos, o equivalente a 653 mil euros por cada 10 milhões de euros aplicados em dívida portuguesa.

Isto numa altura em que as atenções dos investidores continuam voltadas para a terceira semana de negociações entre a 'troika' e o nosso Governo. Que novidades vamos ter?

Na próxima quarta-feira, o Estado volta ao mercado para emitir até mil milhões de euros em dívida com maturidade de três meses. As expectativas serão já mais favoráveis se forem conhecidas as medidas a aplicar a Portugal.

Curiosamente também li que o Dr. Mário Soares, já veio publicamente admitir que o facto da Grécia, Espanha e Portugal serem apenas os 3 governos Socialistas terão sido penalizados pelos mercados.

A seguir vamos divulgar um estudo do Prof. António Reis que poderá consultar no seu canal do “Youtube” e cujo link lhe deixamos aqui: http://www.youtube.com/user/antoniodreis



Sem comentários: