quarta-feira, 25 de maio de 2011

Sonhar!

Sonhar ainda não paga Imposto? Nesse caso, e sonhando que há políticos de verdade, que durante as campanhas informam os cidadãos de todas as acções governativas que vão tomar a seguir às eleições, incluindo aquelas que vamos ter de suportar pelo gasto desmedido de dinheiro que na minha visão seriam dispensáveis, até porque esses gastos não foram de todo essenciais para a sociedade na sua generalidade.

Depois do nosso País ter abandonado algumas actividades que julgo serem essenciais e que caíam que nem uma luva no nosso território, cedemos aos objectivos de terceiros, ditos parceiros e deixamos perder em duas ou três actividades que nos poderiam ser úteis nesta fase um pouco atípica. Naturalmente que me refiro à agricultura; à pesca e também em alguns sectores da Industria.

Podíamos aproveitar bem melhor a nossa fauna, flora e situação geográfica, potenciada pelo belíssimo clima que ainda se mantém entre nós, e desenvolver condições e infra-estruturas para oferecer um turismo de alta qualidade!

Alguns receberam até subsídios para abateram as árvores nas suas propriedades, depois deixaram os campos por cultivar, destruíram a pesca e os barcos, destruíram as indústrias, enfim… penso que nem olharam para o futuro, apenas se preocuparam com o momento.

Investimos em Novas Tecnologias, mas parece que a este nível também já fomos ultrapassados! Lembro-me de uma Industria de ponta ter fechado as portas e era um cartão-de-visita!

Quem não se recorda que os estaleiros da Lisnave e outros eram uma referência no Mundo? Quem não se lembra da Sorefame? Lembra-se que as oficinas da TAP eram reconhecidas no Mundo da Aviação como uma referência de Qualidade; Rigor e logo Segurança.

Antigamente a nossa industria era capaz de construir para consumo interno e ainda vendíamos para os outros Países, hoje 70% do que consumimos vem de fora. - Já nem para nós conseguimos produzir!

Pergunto a mim mesmo, daqui a quanto tempo, temos de nos refinanciar novamente?

É que se não produzimos e vamos continuar a comprar lá fora, e para comprar temos de ter euros para pagar. Se não temos euros, vamos pedir emprestado, mas temos de pagar os euros emprestados mais os juros?! E, volto a perguntar a mim mesmo: Quanto é que pára esses pedidos de empréstimo?

Será que os nossos Políticos nos contam tudo o que gastam, e como gastam? Será que nos vão dizer quanto nós vamos ter de pagar? Saberemos e teremos a noção exacta da verdadeira situação económica e financeira em que o nosso País se encontra mergulhado?

Pois, é nossos filhos e nossos netos que vão ficar com o encargo que hoje estamos constituindo.

Diz a história que nós, os Portugueses sabemos ser bons no que fazemos. Agora mais do que nunca temos de nos empenhar e voltar a fazer mais e melhor!

Esperamos que os nossos Políticos sejam verdadeiros Políticos e pessoas Altamente Responsáveis e transparentes. Contem-nos já o que nos espera a todos!

Sem comentários: